SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
21/01/2016

Aposentados e pensionistas realizam planejamento estratégico das atividades para 2016

O resultado de qualquer ação/atividade deve ter o esforço e as ideias de todos e todas.

A manhã desta quinta-feira (21/01) foi de planejamento aos aposentados e pensionistas. O evento ocorreu na sede do STMC, na Rua Joaquim Novaes, reunindo o segmento e a diretoria sindical. As atividades realizadas no ano de 2015, que no total somatizaram 14 tópicos, foram avaliadas item a item pelos presentes.
 
O planejamento estratégico é a melhor forma encontrada de planejar e avaliar as atividades realizadas, com o intuito de qualificar cada vez mais o trabalho da Diretoria do STMC, junto a este importante segmento.
 
Entendemos que qualquer atividade humana deve estar embutida de preparo e organização, que resultará em frutos qualificados ao que foi estabelecido e desejado pela pessoas envolvidas.
 
Vale a pena recordar um ditado chinês que afirma que "se você não souber onde pretende chegar, qualquer caminho serve." Isto significa que o resultado de qualquer ação/atividade deve ter o esforço e as ideias de todos e todas.
 
Avaliação
O primeiro item avaliado foi as Plenárias Mensais, realizadas toda 1ª quarta-feira do mês, com média de 80 pessoas por evento. A avaliação em geral foi positiva, indicando a continuação da atividade da forma que é executada.
 
O segundo item foi os Aniversariantes do Mês, realizado quatro vezes em 2015, com média de 40 pessoas por evento. É realizado bimestralmente. No entanto, no período de greve e em janeiro do ano passado não foi realizado. A avaliação geral é que é uma atividade positiva, porém o pedido é que nos períodos de greve e férias seja também realizado, passando assim a acontecer seis vezes ao ano.
 
Em seguida, os aposentados(as) avaliaram o Bingo, realizado três vezes em 2015. A avaliação foi para manter a atividade, ampliando a quantidade de vezes feitas. A sugestão é que seja mensal.
 
As viagens mensais também foram avaliadas pelos presentes. São realizadas mensalmente. A inscrição é presencial e o STMC realiza o sorteio para garantir que todos possam ir ao menos uma vez. Essa atividade foi considerada importante e positiva.
 
Em seguida, foi avaliado o sorteio da viagem. Nesse item, aprovado pela maior parte, surgiu três propostas que foram aprovadas na votação. A primeira é que cinco vagas ficarão reservadas para novos aposentados associados. 
 
Outra proposta aprovada é que cinco vagas para os inscritos que nunca participaram do passeio. A terceira proposta é reserva de vagas para os inscritos que não foram sorteados terem preferência na viagem seguinte. Ficando então assim: inscrições e sorteios permanecem, dando prioridades de vagas, aos novos sócios, aos que não forma sorteados e aos que nunca participaram da atividade.
 
O item seguinte avaliado foi o Cinema no STMC. O STMC escolhe filmes pertinentes e que tragam reflexão político e de vida. Avaliação geral positiva, com pedidos para que ocorra mais vezes. Elogios ao kit cinema. Pedidos de filmes românticos e de faroeste.
 
Mais itens
O item Paço Municipal foi avaliado como positivo, pois é um momento de descontração e de encontro com antigos colegas da Prefeitura de Campinas. A Diretoria Sindical vai até o Paço Municipal todo o último dia do mês, quando o holerite é divulgado e os aposentados e pensionistas vão até o Paço para retirá-lo. O momento é de acolhimento do servidor, de tirar dúvidas e demandas. Aposentados presentes pediram para manter a atividade e voltar com o café da manhã, antes realizado pelo STMC.
 
O item do Ateliê no STMC foi muito elogiado pelos presentes,. Foi realizado uma vez em 2015, no segundo semestre. Pedido dos aposentados é para manter a atividade e estendê-la, fazendo mais vezes ao ano com atividades manuais diferentes. Sugestão de pintura de tecido, madeira, fuxico etc.
 
O envio dos boletins por Correios também foi avaliado. De forma geral, os aposentados consideram importante este envio, uma vez que atinge mais aposentados e pensionistas, com informações e agenda mensal.
 
Em seguida, os aposentados avaliaram a tradicional Festa Julina, realizada uma vez no ano. O convite é retirado presencialmente, com limite de convidados. Os aposentados solicitaramm que possam levar acompanhantes nesses momentos.
 
O Almoço Dançante de Natal foi avaliado positivamente. Realizado uma vez no ano, foi realizado em 2015 no dia 18 de dezembro de 2016. Avaliação geral é para manter a atividade como é feita.
 
A massagem também foi avaliada como positiva. Uma aposentada  sugeriu de colocar um cartaz no salão de beleza. Sugestão aceita. A diretora sindical Rosana também comentou que a sala da massagem foi transferida para o segundo andar da sede do STMC, em um local maior, com ar condicionado e menos barulho. Mudança aprovada.
 
O Dia Do Servidor, realizado no dia 28 de outubro de 2015, foi o último item avaliado. A  Diretoria Sindical preparou um dia repleto de atividades:  curso de auto maquiagem, pintura de unhas, dança circular, oficina de fuxicos, massagem e um café da manhã delicioso. A avaliação foi positiva, com sugestões de fazer neste ano em local maior.
 
Encerramento
Após avaliação de todos os itens, a diretora sindical Rosana Medina comentou sobre a participação da Diretoria, por meio do diretor João das Graças, nas conferências Municipal e Estadual do Idoso, em 2015.
 
No final do Planejamento, os aposentados escreveram propostas para 2016. Foram 28 propostas, entre elas manicure apenas para os aposentados, dança circular, baile de forró, ginástica entre outros.
 
A diretora esclareceu que muitas das propostas são simples de serem realizadas, como a dança circular. Outras seriam mais difíceis de serem implantadas, por questões financeiras e humanas para realizá-las. A diretoria informou, no entanto, que todas serão avaliadas pelo Sindicato, que procurará fazer o máximo possível. 
 
O encerramento foi feito pela Diretora Sindical Deise Alves, que agradeceu a companhia e o esforço da participação dos presentes. O evento terminou às 13h. 2016 só esta começando, queremos mais e melhor!



 


Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665