SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
06/09/2021

Setembro Amarelo alerta sobre a prevenção ao suicídio

Depois de quase dois anos de pandemia, mais do que nunca, é hora de ouvir o outro e cuidar de quem amamos. Doenças como a depressão e os transtornos mentais podem levar a quadros de tentativa de suicídio. Fique sempre atento!


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) abraça a causa do Setembro Amarelo e alerta para a necessidade da prevenção ao suicídio. A pandemia agravou ainda mais quadros de doenças que podem levar a situações extremas de tentativa de se tirar a própria vida.

A Sociedade Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) realizam a campanha no país desde 2014. A data oficial é 10 de setembro, quando acontece o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Neste ano, o lema é “Agir Salva Vidas”. Apesar de setembro ser o mês definido no calendário, o trabalho para cuidar de quem precisa de ajuda acontece durante todo o ano, assim como as ações educativas.

De acordo com os dois órgãos, mais de 13 mil suicídios são registrados no Brasil por ano. No mundo, são mais de 1 milhão de casos. Infelizmente, os números vêm aumentando, principalmente entre os jovens. Estudos apontam que cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais: 1º lugar a depressão, 2º lugar o transtorno bipolar e 3º posição para o abuso de substâncias.

O STMC abraça essa causa e lembra sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Também é importante o diálogo e ficar sempre atento a quem está próximo da gente. Mais informações sobre a campanha e uma cartilha sobre a prevenção do suicídio veja no site www.setembroamarelo.com.

Vamos ajudar a resgatar histórias e salvar vidas!

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665