SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
09/11/2021

Novembro Azul incentiva combate ao câncer de próstata

Depois do Outubro Rosa, agora é a vez dos homens ficarem atentos aos cuidados com a saúde e, principalmente, com a prevenção ao câncer de próstata.


Dados recentes mostram que no Brasil um homem morre a cada 38 minutos em decorrência do câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve algum tipo de câncer.

Novembro é o Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) se une a toda a sociedade para estimular a prevenção à doença.

Para prevenir o câncer de próstata, é necessário visitar anualmente um urologista e fazer o exame de toque retal. Essa regra vale para homens a partir dos 50 anos e também para os pacientes, a partir dos 45 anos, que têm histórico familiar dessa enfermidade.

Na fase inicial, esse tipo de câncer não apresenta sintomas. Quando eles aparecem, em 95% dos casos os tumores já estão em estágio avançado (os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou sêmen).

Existem alguns fatores de risco para a doença como histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), raça sendo que os homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer e obesidade.

Quer viver mais e ter mais saúde? O único caminho é ir ao médico. Faça o exame regularmente e cuide de você!

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665