SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
PALAVRA DA DIRETORIA
27/07/2023

NOVO PCCV: caminho para valorização e justiça no serviço público

Em setembro de 2021, após meses cobrando no Poder Judiciário os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do funcionalismo municipal de Campinas que foram retirados durante a pandemia da Covid-19, o Sindicato dos Servidores de Campinas e a Prefeitura Municipal firmaram um acordo judicial que prevê a revisão do PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS (PCCV) de todos os setores da Administração Municipal.

Os planos são fundamentais para promover igualdade, valorização, justiça com os trabalhadores e trabalhadoras, e garantir que todos os servidores tenham um horizonte de carreira que promova a evolução na área na qual atua. Já passou da hora de uma revisão profunda do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos.

Desde que o acordo na Justiça foi assinado, o STMC está empenhado na construção das propostas com os companheiros e companheiras de cada segmento. As pautas dos trabalhadores serão entregues ao governo municipal para a elaboração dos planos que se transformarão em leis. A luta do nosso Sindicato é para uma participação ampla, ativa e efetiva dos servidores e servidoras municipais no PCCV de cada setor.

NA CAMPANHA SALARIAL 2023 “AGORA É A HORA DE VALORIZAÇÃO E CARREIRA”, a Comissão Permanente de Negociação (CPN) e a Direção do STMC cobrou da Administração Municipal que os planos saiam, efetivamente, do papel e solicitou a participação dos trabalhadores com representantes do STMC nas comissões formadas pelas secretarias municipais, empresas públicas e autarquias para a discussão das propostas.

Vamos pressionar para que as diferenças salariais entre quem menos ganha e o teto sejam reduzidas. É inadmissível que o piso salarial do Operacional – menor salário pago pela Prefeitura de Campinas - seja de pouco mais de R$ 1.800,00. Os companheiros e companheiras, que atuam diretamente no atendimento de demandas importantes da população e na estrutura das diversas secretarias, merecem VALORIZAÇÃO e SALÁRIOS JUSTOS.

O STMC reforça que o mais importante agora é que os servidores e servidoras estejam engajados na cobrança para que a Prefeitura de Campinas seja ágil na elaboração dos planos de cada segmento e que os trabalhadores sejam ouvidos. Só quem está no dia a dia do serviço público sabe os desafios enfrentados por cada área profissional.

Em paralelo à construção dos planos dos setores, outra luta nossa é em tornar mais transparentes e justas as PROGRESSÕES DA CARREIRA.  A batalha do Sindicato e da categoria é para que os critérios sejam mais claros e não subjetivos que permitam avaliações distorcidas ou análises pautadas em questões pessoais.

Outra demanda é para que seja elevado o percentual anual permitido em lei para que o governo aplique a progressão na folha de pagamento. Atualmente, o percentual é de 2%. A elevação garantirá um número maior de servidores e servidoras contemplados por ano. A pauta apresentada na nossa Campanha Salarial 2023 é para que TODOS OS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS conquistem a PROGRESSÃO.


O Sindicato dos Servidores está comprometido em cumprir com a nossa CONQUISTA NA JUSTIÇA para que o funcionalismo público de Campinas tenha um novo PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS que garanta VALORIZAÇÃO E IGUALDADE a todos os servidores e servidoras.

 

SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665